sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Grizzly Man, de Werner Herzog, 2005

Fiz uma pequena viagem no fim de semana passado, mas agora estou de volta! No trem voltando do aeroporto conheci dois alemães que por coincidência trabalham/estudam cinema e quando conversamos sobre minha área de investigação, o documentário, logo falaram do diretor  alemão Werner Herzog. Em princípio não reconheci quem seria e nem me dei conta quando citaram seu famoso filme "O homem-urso", os alemães se exaltaram, como se fosse impossível alguém que estuda documentário não ter visto esse filme. Enfim, como não queria parecer uma aberração no meio acadêmico cinematográfico (hehehe), fui assistir...

Está fácil de baixar http://thepiratebay.sx/torrent/3463390/Grizzly.Man.2005.Werner.Herzog.Xvid
Legendas em portuguêsm em http://www.opensubtitles.org/pt/search/imdbid-c/sublanguageid-por,pob/moviename-grizzly%20man

Pois, O Homem-urso na minha opinião tinha tudo para ser realmente um grande filme, mas a voz em off com os comentários do diretor, somados à música de fundo tristonha, transformaram o documentário em uma grande reportagem molodramática. Definitivamente esse é um doc que poderia ter sido brilhantemente montado com o material de arquivo realizado pelo crazy ambientalista e amante dos ursos Timothy Treadwell. 
Timothy viveu seus treze últimos verões na costa do Katmai National Park, no Alasca, onde filmou por dezenas de horas seus contatos imediatos com os ursos da região. Além dos belos registros desta fauna, ele também fazia uma espécie de diário, onde expressava seus conflituosos sentimentos diante da câmera e também gravações de momentos explicativos, como cabeças jornalísticas. Tudo isso daria uma bela edição, mas o diretor optou por focar o doc numa espécie de reconstituição do fato de Timothy e sua namorada terem sido brutalmente mortos, atacados por um urso. Vale a pena assistir para entender que o material gravado para um filme não tem vida própria, trata-se da decisão absoluta do diretor e do montador. O arquivo audiovisual de Timothy Treadwell é muito rico e renderia muitos "filmes".



Nenhum comentário:

Postar um comentário